terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CyberBullying (Bullying Virtual)

Bom dia amigos, ontem assisti ao filme Bullyng Virtual que por sinal é um filme muito bom que fala da vida de uma adolescente que começa a sofrer o Bullying Virtual ao ganhar um notebook e cria um perfil em um site de relacionamento.

Para que todos possam entender do que se trata o CyberBullying ou Bullying Virtual, eis o conceito de Bullyng: Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. (Fonte Wikipédia).

Logo  o CyberBullying é quando tais atos violentos são feitos por meios eletrônicos como: e-mails. blogs, redes sociais, SMS e sites. O CyberBullyng pode ser considerado mais sério do que o Bullying físco, pois ele afeta a parte moral e emocional do indivíduo, e o agravante que pode ser feito através do Anonimato ou ainda através de perfil falso ou FAKE como são conhecidos pelos internautas. Muitas vezes o CyberBullying acontece através de FAKE, ou ainda mesmo de perfil que usam nome de outra pessoa podendo ser considerado ainda como Falsidade Ideológica.

Como evitar ser vítimas do CyberBullying:

  • Evite colocar informações pessoais que retratem algo íntimo sobre você e sua família na rede;
  • Jamais adicione pessoas que não conheça, ou que não seja amigo de amigos no seu perfil;
  • Evite expor fotos suas onde possa denegrir sua imagem, ou ser alvo de comentários ofensivos;
  • Nunca insulte outra pessoa pela rede, pois esse comentário pode se voltar contra você em questão de poucos minutos.
No Brasil já temos algumas delegacias que cuidam exclusivamente de crimes virtuais ou crimes que envolvam a Informática, segue a relação completa das delegacias no site abaixo:
http://bullynobullying.blogspot.com/2011/04/delegacias-de-crimes-virtuais-no-brasil.html

Amigos peço a apoio de vocês para compartilhar essa post com todos os amigos,e que também reflitam sobre suas vidas na rede e também da sua família e filhos.

2 comentários:

jesus meu salvador disse...

olá amado.Minha escola vai está apresentando no dia 14 de setembro no desfile que ocorre todo ano em comemoração a indepência o tema sobre bullying. MEU GRUPO EM ESPECIAL VAI ESTÁ FALANDO SOBRE BULLYING VIRTUAL E TECNOLÓGICO. Seu blogger me ajudou bastante em minha pesquisa. QUE BOM TER A TECNOLÓGIA DO BEM. VALEU.

Telmo Campos disse...

Desculpas amigo só agora vi seu comentário.
Existe muita tecnologia para o bem sim, e caso precise de mais informações pdoe contar comigo.
Abraço