terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Principais riscos para smartphones e tablets

O crescimento do uso da internet móvel gera novos malwares especialmente destinados ao roubo de dados de dispositivos como smartphones, tablets e notebooks. Para auxiliar os usuários a navegar com segurança e ter subsídios para desenvolver soluções para proteção dos equipamentos, a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, realizou diversas pesquisas sobre o assunto em 2011.

Em parceria com o Instituto Ponemon, uma das pesquisas apontou que um terço dos usuários de smartphones não está ciente dos riscos de segurança associados ao aumento do uso de celulares para fins empresariais e de uso pessoal. “Todos precisam compreender o perigo que correm ao utilizar esse tipo de aparelho sem a devida segurança, mas o estudo mostrou que 89% das pessoas não sabiam que aplicativos para smartphones podem transmitir informações confidenciais sem o conhecimento ou consentimento do usuário”, comenta Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil.

Além disso, 91% não sabiam que os aplicativos financeiros para smartphones podem ser infectados com malwares concebidos para, por exemplo, roubar números de cartão de crédito e dados bancários online e 56% dos entrevistados não sabiam que a falta de logoff em determinados aplicativos de redes sociais, por exemplo, permitem que um impostor poste detalhes maliciosos ou altere as configurações pessoais sem o conhecimento do usuário. As informações confidenciais das empresas também estão em risco: 28% dos entrevistados não sabiam que o uso de seus smartphones para fins pessoais poderia colocar informações de negócios em risco.

Os golpes virtuais estão cada vez mais audaciosos, porém os usuários estão pouco vigilantes. Outra pesquisa da AVG concluiu que um terço dos sete mil europeus entrevistados não atualiza sua proteção antivírus. Usuários da plataforma Mac estão vulneráveis também e, ao fazerem um download de antivírus, a chance dele ser falso e contaminar o computador é enorme. “O número de usuários está crescendo, então há muita chance de que as ameaças também cresçam”, ressalta Tony Ascombe, embaixador mundial de produtos free da AVG Technologies.

Já o estudo sobre cibercrime alerta que atualmente gangues dedicam-se exclusivamente para fraudar bancos e roubar identidades. Os smartphones são dispositivos muito visados por esses criminosos, que podem roubar dados via SMS, risco pouco conhecido. Até os usuários mais novos, entre 18 e 35 anos, não estão devidamente atentos à necessidade de proteger os dispositivos móveis. Preocupado com a segurança dos consumidores, o CEO da AVG, JR Smith declara: “Devemos ajudar os usuários a terem boas opções na segurança de dados móveis. A internet móvel não pode ser um ambiente de risco".

Os dados confirmam que a postura do usuário é decisiva para a segurança de seus equipamentos. Mas o zelo com os celulares, notebooks e tablets fica um pouco de lado em períodos de férias. Pesquisa Lost in Transit (Perdido no Trajeto) mostrou que 17% dos notebooks e 38% dos celulares são perdidos na rota da viagem e 88% dos equipamentos perdidos ou roubados nunca são recuperados. Em 62% dos casos, o usuário admitiu que estava desatento ou ocupado no momento do roubo. “Por isso batemos tanto nessa tecla e continuaremos com nossas constantes divulgações sobre todo e qualquer risco ao consumidor”, comentou Mariano Sumrell.

Por este motivo, a AVG aconselha a manter os equipamentos em local onde possam ser checados, para que o desaparecimento seja notado. A proteção de senhas também é importante, além do seguro dos gadgets e do uso de aplicativos de segurança. “Atendendo essa demanda, temos opções de antivírus para dispositivos móveis, que podem identificar e remover vírus e rastrear o equipamento caso seja perdido ou roubado, protegendo dados importantes e evitando danos maiores”, conclui o diretor de marketing da AVG no Brasil. 


fonte:
http://www.riskreport.com.br/

Nenhum comentário: