quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Top 5: vírus fatais

1 - Klez
A contaminação teve início em 2001 e aconteceu, como na maioria dos casos, por e-mail. Em um primeiro momento, o worm não parecia ser tão fatal. Alguns desenvolvedores, no entanto, tornaram as versões seguintes mais eficientes na criação de problemas.

2 - 

Mydoom

O contágio do Mydoom acontecia por meio de um anexo contido em uma mensagem de erro, informando que o envio de um e-mail não havia dado certo. Após o clique no anexo, o vírus era enviado automaticamente para toda a lista de contatos do computador infectado.
O vírus também se instalava nos computadores por meio de arquivos compartilhados no P2P Kazaa. Cogita-se que a ameaça possa ter sido feito sob encomenda por conter a frase "Andy, I'm just doing my job, nothing personal, sorry" ("Andy, só estou fazendo meu trabalho, nada pessoal, desculpe").

3 - Sobig.F
O Sobig.F tem em sua conta um prejuízo estimado entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões e a contaminação de mais de um milhão de PCs à época do seu “lançamento”, em 2003. O vírus tinha como característica o rápido contágio, tendo criado mais de um milhão de cópias de si mesmo em apenas 24 horas. A infecção iniciava-se por meio de um e-mail contendo um arquivo anexo que, após a abertura, infectava o computador.
Após ativado, o vírus se autotransmitia imediatamente para outros endereços da lista de e-mail do computador do usuário e, de forma conjunta a esse procedimento, realizava uma varredura na máquina copiando nomes de arquivos para que posteriormente os e-mails de contaminação pudessem ser enviados com esses nomes acrescidos da extensão .exe.

4 - 

Downadup
O Downaup é considerado um dos vírus mais perigosos que já existiu. De acordo com a companhia de segurança digital F-Secure, ele infectou cerca de três milhões e meio de computadores em todo o planeta. Também conhecido como Conficker, chegou a esse ponto pois se aproveitava de uma falha em uma atualização do Windows.
Após instalado, o worm fazia com que computadores infectados realizassem download de códigos maliciosos em pontos aleatórios. De acordo com a F-Secure, os três países mais afetados pelo Downap, à época, foram China, Rússia e Brasil. 


5 - Commwarrior-A
Atualmente, a nova fronteira dos vírus está nos gadgets e smartphones. Afinal, graças a eles, grande parte do tráfego de informações realizado na rotina diária é feita fora do computador.
Em 2005, surgiu o Commwarrior-A. Ele tinha a capacidade de infectar telefones celulares por mensagem de texto. Felizmente, à época, o vírus conseguiu infectar apenas 60 celulares.

Fonte:
http://www.techtudo.com.br/rankings/noticia/2012/02/top-5-virus-fatais.html
 
 
 

Nenhum comentário: