segunda-feira, 26 de março de 2012

Acessibilidade digital

O acesso à internet e o uso de aparelhos eletrônicos ainda é difícil para quem tem necessidades especiais
A acessibilidade nas cidades, seja em vias públicas ou em outros espaços físicos, é pauta frequente entre as discussões relacionadas aos portadores de deficiência. Mas quando o assunto passa a englobar o acesso à internet, muitas vezes o debate é desvalorizado ou esquecido.

A legislação brasileira determina, desde o ano de 2004, que portais e outros sítios na internet sejam desenvolvidos de modo acessível a pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja visual, auditiva, de fala ou física. No entanto, os debates sobre acessibilidade e tecnologia não terminaram por aí.

Para o estudante de computação e deficiente visual Lucas Radaelli, conhecido no mundo virtual pelo canal do YouTube "Ponto de Vista", as principais dificuldades para os portadores de deficiência ainda estão no manuseio de dispositivos não adaptados às suas necessidades.

"Na maioria das vezes, integrar o que chamamos de acessibilidade nesses produtos não é algo tão custoso e nem tão complicado. É apenas uma questão de considerar essas pessoas no projeto e fazer algumas mudanças", ressalta.

Com isso em mente, Lucas decidiu então assumir o papel de consultor de acessibilidade e mantém, além dos vídeos no YouTube, um blog onde auxilia outros usuários a utilizarem aplicativos, softwares e aparelhos eletrônicos.

Mesmo com avanços na área, o que falta a algumas empresas, segundo ele, é um pouco de conscientização sobre o aumento no número de consumidores portadores de deficiência. "As empresas precisam entender que isso não é uma questão de caridade, e sim de mercado. Os deficientes visuais, com o avanço da tecnologia, também possuem um poder aquisitivo e são compradores", afirma Lucas.

Nenhum comentário: