Companhias perdem oportunidades de negócio pela falta de comunicação
com os seus clientes, revela um estudo realizado pela Canon Europa junto
a fornecedores de serviços de impressão digital. Ainda que o resultado
tenha englobado um setor específico do segmento de TI, a constatação é
verdadeira para todos os segmentos da economia, já que a estratégia é
capaz de acelerar negócios e ampliar a vantagem competitiva.
O levantamento levou em consideração 420 entrevistas com decisores em
18 países da Europa, nos setores de serviços financeiros, serviços de
comunicação e marketing, setor público ou voluntariado e apontou que o
suporte ao cliente é vital para uma organização.
O estudo revela ainda que possibilitar “mais informação às companhias
que compram serviços poderá aumentar as oportunidades de negócio". Para
se ter uma ideia, 36% dos compradores entrevistados não tinham
conhecimento da existência da impressão on-demand.
“Há uma
enorme oportunidade para os fornecedores educarem os seus clientes sobre
como, por exemplo, a impressão – especialmente a no modeloon-demand –
pode ajudá-lo a reforçar a marca e aumentar a eficácia do marketing”,
afirma Mark Lawn, diretor de Marketing europeu de Soluções de Impressão
Profissional da Canon.
“Os clientes procuram de forma ativa melhorar os seus conhecimentos,
perspectivas mais criativas e informação sobre inovações. Por
consequência, os fornecedores estão desperdiçando oportunidades
significativas de crescimento e, por esse motivo, necessitam estabelecer
uma comunicação mais efetiva com seus clientes. Os fornecedores que
adotarem uma abordagem mais comunicativa conseguirão expandir os
negócios e tornar as relações mais fortes”, explica Lawn.
De fato, as organizações já passam a reconhecer o valor do cliente
para um número crescente de áreas estratégicas, incluindo marketing,
desenvolvimento de produtos e garantia de qualidade. Na avaliação de
Scott Nelson, vice-presidente de gestão do instituto de pesquisas
Gartner, os esforços para o aprimoramento da relação com os consumidores
devem ser prioridade para qualquer companhia.
Fonte:
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/03/23/empresas-perdem-negocios-por-falta-de-comunicacao-com-clientes/
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