sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bater ponto através do celular já imaginou ?

Bom dia !!!

Quando a gente pensa que já ouviu falar sobre as possíveis e impossíveis tecnologias criadas para celular eis que surge uma novidade. Essa novidade foi-me enviada pelo meu querido amigo Richard Anderson que tem me ajudado bastante com sugestões e matérias para o site (blog), espero que pelo menos ele esteja acessando. :-)

A tecnologia que vamos conhecer hoje é a NFC (Near Field Communication) que permite conectividade sem fio de curto alcance. Essa tecnologia evoluiu de uma combinação de tecnologias já existentes de identificação e interconexão.

Operando a 13.56 MHz e com uma velocidade de transferência de dados de 424 Kbits/segundo, NFC provê um canal de comunicação simples e seguro entre dispositivos eletrônicos. É uma tecnologia de "leitura" e "escrita" bastando uma aproximação entre dispositivos NFC compatíveis menor que 4 cm para disparar o processo de comunicação entre eles. NFC segue os padrões implementados universalmente (ISO, ECMA, ETSI) e é compatível com outras tecnologias como Buetooth e Wi-Fi.

Os aparelhos de telefonia celular NFC ainda não chegaram ao Brasil, mas há fortes indícios de que essa tecnologia vai se tornar padrão de mercado.
A Nokia saiu na frente, lançando o 6131 NFC, em 2006. Hoje, além da Nokia, Samsung, Blackberry, LG, Motorola e outros fabricantes, já têm modelos NFC sendo distribuídos em vários países e a Sony já anunciou que vai lançar dois modelos Xperia NFC. Muita gente está apostando que o iPhone 5 vai ser NFC.

A Mastercard criou o sistema PayPass e já é possível pagar compras com o celular em lojas do Carrefour, em Paris, na Radio Shak ou no McDonalds da Broadway, em Nova Iorque, no Burger King na Turquia e em muitas outras cidades do mundo. O Google Wallet é um aplicativo PayPass para celulares com sistema operacional Android.  A Visa tem o payWave NFC e a American Express também já está se movimentando para surfar nesta onda (com trocadilho, por favor).
Além de transformar seu celular em um cartão de crédito, o NFC permite que ele seja usado para identificação em equipamentos de controle de acesso e ponto como se fosse um cartão.
Apoio: Richard Anderson

Nenhum comentário: