segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cloud e seis princípios chaves para o bom uso

Vamos começar explicando o que é Cloud (conceito mais comum para computação nas nuvens), e o que seria computação nas nuvens ? É quando você resolve armazenar e disponibilizar os seus dados (arquivos) em servidores que estão na internet e podem ser acessados de qualquer lugar com acesso a internet.

Diante dessa exposição dos arquivos estarem nas nuvens, a ISACA (Associação global de suporte aos profissionais de governança de TI) definiu seis (6) princípios chaves para mantermos a segurança e confidencialidade desses dados.

- O princípio da habilitação: nesse cenário, existe um plano para a computação em nuvem como um agente facilitador estratégico, ao invés de um acordo de subcontratação ou plataforma técnica.

- O princípio do custo / benefício: avaliar os benefícios da aquisição de serviços de nuvem com base em uma compreensão completa dos custos de nuvem, em comparação com os custos de outras soluções de tecnologia de negócios da plataforma.

- O princípio de risco da empresa: isso envolve um grande risco de gerenciamento empresarial (ERM) para a adoção e o uso de serviços de cloud computing.

- O princípio da capacidade: está enfatizando a capacidade de extensão total de recursos que os provedores de nuvem oferecem, com recursos internos para fornecer um suporte técnico e entregar uma abrangente solução.

- O princípio responsabilidade: gerenciar responsabilidades, definindo claramente todas as responsabilidades internas e funções relacionadas ao provedor.

- O princípio confiança: é necessário que haja extrema confiança em uma parte essencial de soluções de cloud computing; isso é o ponto de partida para a construção da confiança em todos os processos de negócios que dependem de computação em nuvem.

Bom pessoal eis as dicas para quem pretende avançar com a utilização de Cloud nas empresas, espero ter ajudado.



 Fonte: 

Nenhum comentário: