quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Como localizar seu Smartphono ou Tablet com Android

Então você perdeu seu smartphone ou tablet Android, e não possui um aplicativo anti-roubo ou de GPS instalado? Não precisa se odiar muito, porque alguns truques ainda podem ajudar a localizar remotamente ou proteger o aparelho.
Nesse guia, te mostraremos como usar dois apps Android que podem ser instalados remotamente e ativados por meio do site do Android Market, o que pode te dar uma segunda chance para encontrar seu smartphone perdido ou roubado. É claro que seu aparelho Android precisar estar ligado e possuir uma conexão Wi-Fi ou 3G (de dados) para que essas dicas funcionem. Se o seu aparelho estiver desligado, você ainda pode considerar a chance de localizá-lo quando alguém ligar o aparelho.

Controle remotamente seu aparelho com o AndroidLost
O AndroidLost é um app de controle remoto para aparelhos Android que você pode usar para uma variedade de funções remotas (incluindo tocar uma alarme e localizar seu gadget no Google Maps) por meio de comandos de texto (SMS) ou pelo site AndroidLost. Para começar a usar o software, você precisará de um computador (ou talvez de outro smartphone ou tablet) que você possa usar para acessar a Internet e checar seu e-mal. Se puder, você também deveria pedir a um amigo com um telefone celular para te ajudar a enviar comandos por SMS para o seu smartphone roubado ou perdido.
O AndroidLost ainda está em fase beta, mas já oferece uma variedade de recursos interessantes, incluindo recuperação por SMS e call-log, além de ferramentas para enviar mensagens de texto a partir do seu telefone, enviando e recebendo fotos da câmera, exibindo mensagens no aparelho, e anúncios de texto para voz que você pode usar para transmitir mensagens a partir do seu aparelho perdido ou roubado. Você também pode verificar o status do aparelho (nível da bateria, número do telefone, e por aí vai) e fazer com que ele envie um e-mail de alerta caso o chip (SIM card) seja trocado. O AndrodiLost também pode travar remotamente seu aparelho com um código PIN ou até mesmo apagar todos os dados e restaurar seu telefone ou tablet de volta ao padrão de fábrica. Mas essas opções não podem ser habilitadas ao menos que você transfira os direitos administrativos do app AndroidLost, o que deve ser feito a partir do aparelho perdido ou roubado. No entanto, mesmo sem acesso ao seu smartphone ou tablet você pode apagar o cartão SD para proteger seus dados.
Primeiro, em seu navegador, abra a página do AndroidLost no Android Market, clique em Install (Instalar), e entre com a conta Google que você usa no seu aparelho Android extraviado. Em segundos, o app deve ser instalado automaticamente no seu aparelho. Tenha em mente que, antes de começar a ordenar comandos remotos, o AndroidLost precisa autenticar seu aparelho com os servidores da Google, o que deve ser feito automaticamente.
Para verificar se o app registrou seu aparelho, vá até o site do AndroidLost e faça login com a mesma conta Google que você usa no seu aparelho. Depois, clique nas páginas Controls (Controles) ou Settings (Configurações); se as páginas aparecerem com as opções de controle remoto para seu aparelho extraviado, você está pronto. Se não, é preciso ficar verificando ao fazer logout e depois entrar novamente a cada 5 minutos ou algo assim. Se o tempo for muito importante, você pode tentar forçar o registro ao enviar um SMS com os dizeres “androidlost register” para o seu aparelho a partir do celular de outra pessoa. Se estiver tentando controlar um tablet Android remotamente, você pode instalar remotamente o app AndroidLost Jumpstart para acelerar o processo de registro do aparelho.
Em nossos testes, o app foi instalado remotamente em dois smartphones Android diferentes, mas levou um tempo surpreendentemente longo para validar os telefones com a Google. No entanto, enviar mensagens SMS “androidlostregister” para ambos os telefones forçou um registro bem-sucedido em segundos. Uma vez que o app verificar com sucesso o registro do seu aparelho com a Google, você poderá acessar a página Controls para seu aparelho extraviado no site do AndroidLost, onde você pode localizar ou bloquear remotamente seu smartphone perdido.

Vá para o “plano B” com o Lookout
O Lookout oferece vários recursos para dispositivos Android, incluindo backup de dados, anti-vírus e controle remoto, mas para poder usá-lo você precisa instalar o aplicativo antes de perder o aparelho. Já o Plan B é o software elegante da empresa que você pode instalar depois que perdeu o dispositivo.
Ele não oferece um alarme que pode ser acionado remotamente ou um recurso que permite bloquear seu aparelho como o AndroidLost, mas o Plan B envia um sinal via GPS que é exibido em um mapa no site da empresa para ajudar você a encontrar seu smartphone.
Se, por acaso, o GPS do seu aparelho estiver desativado, o Plan B tentará reativá-lo. Se não funcionar, o aplicativo vai tentar usar torres de sinal de celular para oferecer a localização aproximada do seu dispositivo.
Depois de alguns segundos da instalação, o aplicativo vai começar automaticamente a enviar e-mails para a sua conta no GMail. Em nossos testes, dentro de cerca de dois minutos o Plan B conseguiu identificar aproximadamente onde o celular está localizado.
Com um intervalo também de dois minutos, cinco notificações da localização do aparelho começaram a ser enviadas para o GMail do usuário. Os e-mails contém coordenadas, com precisão de alguns metros, e a localização estimada é apontada no Google Maps.
Se o Plan B não funcionar automaticamente ou se você quiser mais notificações do que as oferecidas nos 10 minutos após a ativação, você pode enviar um SMS com a palavra “locate” (localizar) e o aplicativo vai responder sua mensagem com informações sobre a localização atual do aparelho.
Essa é uma ótima solução caso você tenha perdido o acesso à sua conta no GMail, e esperamos que esse guia sirva para que você nunca mais perca o seu smartphone Android.

Fonte:

Sugestão do amigo Richard Anderson

Nenhum comentário: