sábado, 19 de maio de 2012

Aplicativo transforma smartphone em mouse e controle remoto para o PC

Sem mouse para usar com o notebook? Quer controlar a distância o volume da música no seu desktop? Pois saiba que é possível usar o seu smartphone para essas funções, com aplicativos como o Remote Mouse, para iPhone e Android.

O programa possui versão gratuita (com algumas limitações) e opção completa para o celular da Apple por US$ 1,99 (cerca de R$ 3,60). Já o Android conta apenas com a versão sem custo.


Para utilizá-lo, é preciso instalar o aplicativo no smartphone, ligar a conexão Wi-Fi na mesma rede do computador que deseja controlar e baixar o programa no PC. Depois, é só clicar em Auto Connect no seu telefone ou inserir o endereço IP do desktop para que seu novo “controle remoto” seja identificado pelo sistema.

A partir daí, a tela do celular ganha uma interface com botões de mouse. Já a área acima dos botões vira um trackpad. Ao deslizar o dedo, o cursor segue a mesma direção no monitor do computador. Se você estiver largado no sofá, a vários metros do seu equipamento, basta usar o mouse para trocar de música, por exemplo.
Também é exibido um pequeno teclado. Ao girar para o modo paisagem no iPhone, o usuário é avisado que precisa adquirir a versão completa para ter acesso a um teclado completo. Já no Android, a tela se adaptada, mas o teclado desaparece.

Apesar de ser uma ferramenta útil e interessante, o Remote Control tem alguns problemas de funcionamento. Quem tenta usar a tecla de interrogação, por exemplo, visualiza a letra Q no meio do texto. Na versão para iPhone há uma tela na qual o usuário simplesmente não consegue mais voltar para o menu principal.
Ainda assim vale o download, principalmente da versão gratuita.

Nenhum comentário: