sábado, 2 de junho de 2012

CEOs querem que CIOs apresentem projetos mais baratos

Os CEOs estão exigindo dos CIOs reducões de custos e contribuições mais claras para o crescimento de suas organizações. Projetos de TI mais caros como Business Intelligence e implementações de sistemas de gestão empresaria (ERP) não são mais necessárias para CEOs, que dão mais valor às iniciativas relacionados à redução de custos, revela estudo realizado pela consultoria espanhola Sesteca.
O alinhamento da TI aos negócios tem sido uma cobrança recorrente aos CIOs. Porém, o tema ainda gera controversia nas discussões e reuniões do setor. Mas, segundo os especialistas, nenhum gestor de TI escapará dessa exigência, principalmente no atual cenário de desaceleração da economia em mercados como Europa e Estados Unidos.
A possibilidade da compra de TIC como serviço por cloud computing contribuiu para aumentar a pressão dos CEOs em cima dos CIOs, sinalizando que o papel dos gestores de tecnologia da informação tem que mudar. A Sesteca afirma que eles precisam apresentar projetos que reduzam custos e tragam valor para os negócios.
O estudo da consultoria mostra que as prioridades dos usuários não são as mesmos apresentadas pelo CEO e CIO. Em muitos casos, os usuários solicitam projetos ao departamento de TI que agregam valor, mas que nem sempre justificam o esforço e investimento para concretizá-los.

Projetos que reduzem custos

Entre os projetos de TIC melhor percebidos pelos CEOs, estão os relacionados ao crescimento do negócio e que trazem redução de custos.
Para a maioria dos departamentos de TIC, os projetos mais caros são a implementação e manutenção de ERP e ferramentas de BI.
Há ainda os relacionados com a manutenção e expansão da infraestrutura que são sempre percebidos como gastos e investimentos sem valor competitivo.
"Se os departamentos de TIC desejam alinhar suas ações com as da empresa devem se concentrar no crescimento e melhorias significativas de processos, ao invés de se preocuparem com a manutenção da infraestrutura sem valor competitivo", adverte a consultoria.
Segundo a Setesca, as ações mais relacionadas com o crescimento dos negócios são a gestão da força de vendas (para facilitar o entendimento da estratégia comercial), a mobilidade (a qual torna os sistemas de informação ubíquos) e os projetos de CRM (para as empresas terem uma visão global sobre os clientes).
Como projetos relacionados com a redução de custos, a Setesca aponta ainda a otimização da produção – para assegurar a máxima eficácia e eficiência na produção – e  a reengenharia de processos – para implantar novas formas de trabalho capazes de suportar reduções de custos consideráveis.

O outsourcing é uma terceira sugestão, visando analisar e fazer a externalização de qualquer serviço com menos valor competitivo para a organização.

Fonte:

Nenhum comentário: