sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como atrair e reter a geração Y

Você que hoje é o chefe de um departamento de TI provavelmente tem em sua equipe funcionários da geração Y, que são os jovens com pouco mais de 20 anos. Eles pensam e trabalham de forma diferente dos boomers e geração X. Por isso, o ambiente de trabalho deve combinar o jeito desses profissionais de trabalhar com as necessidades de negócios, recomenda Jim Finkelstein, presidente e CEO da FutureSense, uma empresa de consultoria especializada em organização e pessoas.

Uma pesquisa recente sobre a geração Y realizada pela MTV revelou que a maioria desses jovens acredita que o local de trabalho deve ser social e amigável. Eles querem horário flexível e menos envolvimento nos projetos que coordenam. Metade disse que não quer trabalhar em algo que não gosta e quase dois terços acham que deveriam treinar colegas mais velhos sobre uso de tecnologia.

Muitas empresas avaliam que a geração Y é preguiçosa, arrogante, incapaz de cumprir suas obrigações e isenta das regras. No entanto, Finkelstein, que escreveu um livro sobre como lidar com esses talentos, recomenda mudança dessa visão. Ele aconselha olhar para esses novos profissionais como pessoas que podem ser moldadas, que são seres famintos por informações e experientes em TI.

"A geração Y não deve ser vista como trabalhadores preguiçosos. A maioria deles são inovadores, criativos e aspiram a empregos que podem crescer e se desenvolver ", acrescenta Finkelstein. O consultor afirma que em espaço adequado esses talentos podem ser produtivos.

O consultor observa que esses jovens têm capacidade para executar várias tarefas ao mesmo tempo porque seus cérebros estão conectados de maneira diferente. Uma das razões é porque estão em contato com o computador desde que nasceram. Eles podem fazer as coisas com mais rapidez e eficiência. Porém, são chamados de preguiçosos porque não têm o hábito de pedir mais trabalho.

Prepare sua empresa
Primeiro, os CIOs e outros líderes de TI têm que entender que precisam desse tipo de talento em seu time. Mas é importante saber que metade desses jovens não quer ter um emprego que detesta, de acordo com o estudo realizado pela MTV. A maioria acredita que amar o que faz é mais importante do que um salário alto ou uma grande vantagem.

Com esse raciocínio, eles procuram organizações que têm reputação e que conseguem tornar o trabalho divertido ou interessante. Por isso os gestores de TI terão de saber como atrair-los. “Essas pessoas não vivem para trabalhar. Eles trabalham para viver. É importante construir uma imagem corporativa e ambiente atrativo, informa Finkelstein.

Segundo a pesquisa da MTV pesquisa, quase 90% da geração Y está à procura de um local de trabalho que seja social e divertido. Entre os entrevistados, 71% disseram que querem que seus colegas de trabalho sejam como uma segunda família. 

Uma parcela de 89% revelou que esperam aprender constantemente sobre o trabalho por duas vias: 75% querem um mentor e 90% desejam que os profissionais sênior da empresa ouçam suas idéias e opiniões (65% quer educar mais seus colegas de trabalho quando se trata de tecnologia e fazer as coisas).

Outros 95% dizem que sentem-se motivados a trabalhar mais quando sabem que o seu trabalho está indo na direção certa e entendem o seu papel no contexto global da empresa.

Veja a seguir cinco dicas para criar ambiente desejável para os novos talentos:

1- Importância da equipe
A geração Y quer se ver como parte de um todo. Para eles, as equipes são sociais e compartilham soluções criativas para os problemas. Os membros da equipe podem ensinar uns aos outros e aprender entre si. Esses profissionais muitas vezes prosperam em ambientes de desenvolvimento ágil, por exemplo.

2- Ofereça programas de treinamento
A geração Y é cheia de vontade de aprender e não quer ser encaixotada em uma única função. Eles anseiam aprender novas habilidades e ter oportunidade para experimentar coisas novas. "Eles vão tirar proveito de cada programa de treinamento”,  diz Finkelstein.

3- Trabalho no contexto do negócio
Esses jovens querem entender a importância do seu trabalho na empresa e o papel da organização no mundo. "Eles são considerados como parte de um todo e consideram que tudo é como a vida e o mundo em que vivemos", diz Finkelstein. Por isso, são muito interessados em ver a responsabilidade social corporativa. Também querem entender porque a companhia está explorando determinado tipo de negócio.

4- Incentive equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
A geração Y é muito focada no momento atual. "Eles buscam um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Eles tentam aproveitar o estilo de vida e não a riqueza. Olham pessoas com mais de 30 anos com ombros caídos, esperando o fim, independentemente de sua carreira. Apontem para esse cara e dizem que não querem esse futuro", diz Finkelstein.

5- Contato com bons gestores e líderes

Finkelstein observa que bons gerentes são o que ouvem, transmitem confiança e educam seus subordinados. Ele destaca que um bom chefe também é divertido jovial e permite que os funcionários se divirtam. São pessoas que inspiram a invenção e criatividade. Não importa se são mais velhos. Acreditem que a idade não é o problema, é a qualidade.

O consultor percebe que os gerentes mais velhos podem comparar a geração Y com os seus filhos, mas devem ter cuidado para não assumir uma postura de "comando e controle" desses talentos. Gerentes mais jovens, muitas vezes criam um ambiente social muito mais rápido, mas deve ter capacidade para ser treinadores e mentores, aconselha Finkelstein.

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