Serviços de consultoria em projetos de TI são valiosos, mas, muitas
vezes, podem ser caros. Se os líderes de tecnologia da informação não
forem cuidadosos, o custo para contar com a assistência de terceiros na
criação de serviços de TI pode ficar fora do controle.
No entanto, existem maneiras de limitar os gastos com consultoria.
"Embora as empresas de consultoria falem sobre seus processos únicos e
riqueza de experiência, não se pode esquecer que eles são mão de obra
qualificada temporária", diz Adam Strichman, fundador da consultoria de
outsourcing Sanda Partners. "A moral da história é que ele pode ser
feito com menos consultores, se você puder contar com o esforço
interno”, observa.
Veja abaixo nove dicas para frear os honorários de consultoria em seu próximo compromisso de terceirização.
1. Defina claramente suas expectativas
"Geralmente, ao buscar um provedor de outsourcing as pessoas
solicitam o request for proposal (RFP) [solicitação de proposta
técnica/comercial para aquisição de algum produto ou serviço]", aponta
Mark Ruckman, consultor de outsourcing da Sanda Partners. "O cliente e o
consultor precisam ser claros sobre expectativas e tempo antes de o
processo de RFP começar. Caso contrário, a empresa terá aumento de
escopo, o que pode gerar insatisfação”, aconselha.
Negócios simples e diretos podem consumir cerca de um mês para serem
fechados. Já os de médio porte podem demandar de dois a três meses, e os
negócios acima de 500 milhões de dólares ou até mais podem levar de
quatro a nove meses.
2. Pessoas certas no lugar certo
Um contrato de terceirização vai exigir o trabalho de dois a sete
profissionais em tempo integral. A maioria dos departamentos de TI não
pode se dar ao luxo de direcionar muitas pessoas para algumas tarefas
por muito tempo. Por isso, empresas solicitam a ajuda de consultores.
No entanto, apenas um ou dois deles são profissionais realmente
qualificados em serviços de TI, diz Strichman. "Os demais auxiliam na
montagem de informações financeiras. A maioria de suas tarefas podem ser
feitas por qualquer pessoa."
Considere tomar o mesmo cuidado que dentro de casa. "Muitas pessoas têm lidado com as questões de terceirização de TI", lembra Strichman. "Até mesmo empresas de médio porte geralmente têm pessoal interno com grande riqueza de experiência. A companhia pode encontrá-los e redirecioná-los."
Considere tomar o mesmo cuidado que dentro de casa. "Muitas pessoas têm lidado com as questões de terceirização de TI", lembra Strichman. "Até mesmo empresas de médio porte geralmente têm pessoal interno com grande riqueza de experiência. A companhia pode encontrá-los e redirecioná-los."
3. Assuma o controle
Quando Honório Padron era um cliente de outsourcing, era fã do modelo
"lift and shift”, no qual os atuais processos da companhia são movidos
do alto custo para custo baixo, mas a transformação do negócio é pouca
ou nenhuma.
"Dê tudo para os consultores e, em seguida, para as empresas de
terceirização. Mas 80% dos negócios têm desempenho abaixo do ideal", diz
Padron, agora líder global da prática de serviços do Hackett Group. "O
segredo não está nos incentivos corretos ou conhecimentos em vigor”,
afirma o executivo. Por isso, ele aconselha nomear um funcionário
interno para que ele fique encarregado do processo de seleção de
terceirização.
4. Apresentações
Cuidado com o PowerPoint “buraco negro”. "Muitas empresas exigem
camada sobre camada de envolvimento de executivos [em um acordo de
outsourcing], cada uma exigindo novas apresentações", diz Strichman da
Sanda Partners. "É muito fácil para os consultores tomarem a frente
dessa tarefa, que consome tempo enorme”, diz.
5. Contrate você mesmo
Os líderes de TI que embarcam em grandes negócios de terceirização ou
compromissos com vários provedores devem considerar a contratação de
seus próprios especialistas em serviços de TI em tempo integral.
"Se você puder encontrar alguém que viveu a situação, ele pode ser
caro no curto prazo", diz Scott Holland, diretor do grupo de
transformação de TI no Hackett Group. "No longo prazo, ele vai se
pagar”, completa. Apenas certifique-se de que eles têm a oportunidade de
ficar atentos às tendências do mercado, informa Padron.
6. Identifique e escolha
Consultores de terceirização podem dizer que eles fornecer mais valor
ao projeto se permanecerem engajados em todo o processo. Se você quiser
manter a economia, não adote essa estratégia, aconselha Strichman da
Sanda Partners. “Informe que você precisa de ajuda e qual é o seu
orçamento, e eles vão ajuda-lo", diz ele.
7. Faça primeiro, contrate depois
"Uma abordagem interessante que não tem sido amplamente aceita pelo
mercado é o cliente negociar o melhor acordo com o provedor de
terceirização, e, então, os consultores entrar e ajustar o preço e as
condições e descobrir as armadilhas", diz Ruckman da Sanda Partners.
Essa movimentação vai reduzir os custos de consultoria, mas pode ampliar
o tempo para concluir o acordo de serviço.
8. Considere estabelecer um preço fixo
Algumas consultorias, e até mesmo alguns escritórios de advocacia,
oferecem serviços de consultoria em outsourcing a um preço fixo.
Problemas inesperados vão surgir, e a organização terá de pagar depois
para poder arrumá-los. "Mas no final, a companhia vai gastar muito menos
do que as horas trabalhadas", diz Strichman da Sanda Partners.
9. Escolha sabiamente
"Aproveite o tempo para olhar para o valor que um consultor pode
trazer e, em seguida, escolha cuidadosamente a consultoria certa para o
trabalho", diz Edward J. Hansen, sócio do escritório de advocacia Baker
& McKenzie.
"O consultor certo não pode ser o menos caro ou então o mais caro
para o trabalho. Mas tem de ter o potencial de criar valor de forma que
não pode ser plenamente compreendida sem os anos de experiência que a
pessoa traz para a mesa. Se um consultor vai fornecer um bom valor
durante o processo de seleção, os honorários serão pagos de forma
exponencial em áreas como prevenção de transição de custos”, indica.
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