A área de TI vista como estratégia de negócio pela maioria das
corporações, é exigida cada vez mais na entrega de serviços de
qualidade. Existem várias formas de medir a o grau de maturidade da área
de TI através de recomendações do Information Technology Infrastructure
Library ITIL ou Balanced Scorecard BSC.
A ITIL, por exemplo, classifica o gerenciamento da Tecnologia da
Informação de uma empresa em cinco níveis sucessivos, que são:
- Nível 0 - Caótico
Neste nível a TI tenta sobreviver às demandas diárias da organização.
(Base de dados não unificada, várias centrais de atendimento tentando
atender uma demanda maior que sua capacidade).
- Nível 1 - Reativo
Neste nível a empresa apresenta um certo grau de organização visando à
redução de problemas, já apresentando padrões e bases de dados
unificadas. No entanto ainda age de forma reativa, sem nenhuma
preocupação com o que pode vir a acontecer futuramente.
- Nível 2 - Proativo
Este nível é considerado bastante satisfatório para a grande maioria
das empresas, este nível é alcançado quando o setor é capaz de controlar
completamente os seus sistemas e equipamentos (com registros detalhados
e atualizações sofridas), quanto as alterações (histórico de troca de
equipamentos de hardware e software). Quando a empresa encontra-se neste
nível ela é capaz de planejar e prever possíveis falhas, elevando
significativamente a disponibilidade de seus sistemas.
- Nível 3 - Serviços
É nível mínimo para as empresas do ramo financeiro, telecomunicações
pois estes setores são altamente dependentes dos sistemas de
informática. Ela caracteriza-se por exigir o completo e detalhado
planejamento de capacidade dos recursos de acordo com o crescimento da
empresa, podendo a área de TI comprometer-se junto a seus usuários com
Níveis de Serviço SLA (Service Level Agreement) contratados entre eles.
- Nível 4 Valor
O nível 4 é identificado quando o setor de TI de uma empresa está
efetivamente a serviço das estratégias de negócio da organização e é
capaz não só de entregar serviços de alta qualidade como também ajuda a
empresa a conseguir melhorar a qualidade dos serviços prestados aos
clientes e ainda oferece recursos tecnológicos para aproveitar
oportunidades de negócio.
O nível de maturidade do setor de TI de uma empresa ajuda a definir
como a empresa está lidando com seus recursos tecnológicos, facilitando
assim a identificação de seu estágio atual e o seu estágio pretendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário