O LinkedIn é uma valiosa rede social para quem procura trabalho, mas também é utilizado por recrutadores para encontrar o candidato com o mix perfeito de habilidades. Um perfil correto no LinkedIn pode aumentar a visibilidade, melhorar a presença na Web e fortalecer sua marca global profissional. Considere-o como seu currículo online, que contém todas as informações profissionais com um toque de personalidade.
Usar o LinkedIn estrategicamente pode
ajudá-lo a ter vantagem sobre seus concorrentes. Mas por onde começar?
CIO.com criou a lista [a seguir] de dicas para ajudar a tirar o máximo
proveito da sua experiência no LinkedIn.
1. Transmissão de atividades temporariamente desativada
Quando você faz uma alteração em seu perfil no LinkedIn, como a adição de experiência de trabalho anterior, ele transmite essa atividade
para a sua rede. Se você não quer que as pessoas vejam que você está
atualizando seu perfil, você precisa desligar temporariamente esse
recurso. Para começar, clique em Settings no menu abaixo do seu nome no
canto direito superior.
No "Perfil", clique em "Turn on /off para Activity Broadcasts”. No pop-up que aparece, desmarque a caixa e clique em Salvar.
Nota: não esqueça de voltar a essa definição e verificar se a atualização foi realizada com sucesso no seu perfil.
2. Adicionar palavras-chave
Recrutadores e empregadores, por meio do LinkedIn e outros sites de
carreira, usam palavras-chave para atingir potenciais contratados. É por
isso que as palavras-chave são importantes em todo o seu perfil, mas
especialmente em "Especializações" . É por isso que você deve investir
algum tempo para escolher suas palavras-chave. Pense sobre os termos que
podem ser importantes para os potenciais empregadores. Para aumentar
suas chances de ser encontrado por empresas potenciais, alinhe suas
palavras-chave com o cargo que você está tentando conquistar.
Existem várias ferramentas que poderão ajudá-lo nessa tarefa. É
recomendado você usar mais de uma. Aqui estão algumas “free”: Google
AdWords, WordStream Keyword Tool, KeywordEye, KeywordSpy e SEMRush.
3. Atualize sua foto
Recrutadores e empregadores regularmente usam o LinkedIn para
encontrar candidatos e uma imagem profissional define o tom certo.
Então, é hora de atualizar essa foto antiga. Encontre a imagem mais
profissional que você tem. Uma foto inadequada é um tiro no pé. Depois
de ter escolhido a foto, é hora de fazer o upload para o seu perfil do
LinkedIn. Isto pode ser encontrado clicando em Perfil -> Editar
Perfil e depois clicando em "Editar foto" no canto superior esquerdo de
sua página.
4. Atualize o seu cargo
Ele está localizado logo abaixo do seu nome, em seu perfil. É a
primeira coisa que as pessoas vão ver quando visitam sua página e, como
sempre, muitas vezes as primeiras impressões são as mais importantes.
Portanto, essa mensagem precisa ser sucinta e clara. Use uma ou no
máximo duas de suas principais palavras-chave em seu título.
5. Deixe sua personalidade brilhar
Seu "Resumo do perfil" é o lugar em que você pode mostrar um pouco de
personalidade. É importante a adição de mais dados relevantes, além do
breve resumo do currículo, conforme necessário. Seu trabalho aqui é
fazer com que os leitores tomem conhecimento de suas habilidades e os
instigue a querer saber mais sobre você. Incluir suas realizações, sua
experiência e capacidade tecnológica. Você tem 2 mil caracteres aqui.
Use todos eles se necessário e polvilhe palavras-chave, sempre que
possível. Há muitas amostras disponíveis com uma simples busca no
Google.
6. Construir e conectar-se a grupos da sua rede
Chegar lá e interagir - é esse o papel fundamental da rede social.
Isso não significa que "conectar" com cada pessoa, mirando as pessoas
certas é vital para o seu sucesso. Seja seletivo e escolha respeitados
colegas, especialistas da indústria, clientes potenciais e as pessoas
com quem trabalham e assim por diante.
Envolver-se em um grupo ou dois relevantes para a posição que você
gostaria de conquistar é simples e fácil. O LinkedIn recomenda alguns.
Para pesquisar em sua rede, clique em Grupos e em seguida, diretório de
grupos.
Adicionar conteúdo a grupos, quando possível , e contribuir para
debates em andamento. Fazer isso não só vai ajudá-lo a aprender mais,
como também a entrar em contato com pessoas que poderiam contratar ou
recomendar você .
7. Receba recomendações
Assim como as cartas de recomendação são uma parte importante do
processo de contratação, as recomendações são uma característica-chave
de seu perfil no LinkedIn. Recomendações de ex-chefes, colegas de
trabalho e colegas podem percorrer um longo caminho quando os
empregadores estão procurando por meio de perfis. Com demasiada
frequência, entre duas pessoas para o mesmo cargo, está em vantagem quem
tem as melhores recomendações.
A forma mais comum de obtenção de uma recomendação é recomendar
alguém. Procure apenas pessoas que conhecem bem o seu trabalho. O mesmo
vale para a prestação de recomendações.
8. Defina o seu perfil
A menos que você seja uma celebridade ou esteja no programa de
proteção a testemunhas, você deve ter seu perfil definido para que o
público possa vê-lo. O LinkedIn permite que você restrinja o acesso ao
seu perfil. Mas se você está em busca de trabalho, então deverá
liberá-lo integralmente. Mas você pode configurá-lo de acordo com a sua
vontade e estratégia. Fazer isso é fácil, clique em configurações. Agora
clique na aba "Perfil" no link intitulado "Editar seu perfil público." À
direita, você vai ver "perfil público" configurações. Clique nas partes
que você deseja compartilhar e as configurações são salvas
automaticamente.
9. Atualize suas informações de contato
Os empregadores querem encontrar o seu perfil , mas querem que ele
esteja atualizado. Se não estiver atualizado, você poderá perder
oportunidades. Então, adicione seus endereços de e-mail mais recentes.
Certifique-se de que inseriu sua principal conta de e-mail.
Em "Informações Adicionais", você vai querer adicionar também links para o seu site pessoal, bem como suas redes sociais.
10. URL personalizada
Personalizar a URL é mais atraente e limpo do que uma sequência de
letras e números aleatórios. Pode ser construída com seu primeiro e
último nome. Para configurar a sua URL, clique em Perfil no menu
superior e escolha Editar Perfil. Em seguida, clique em editar ao lado
da URL abaixo da sua imagem. No lado direito da página, sob suas
configurações de perfil público, é onde a sua URL atual é listada.
Clique em editar para personalizá-la.
11. Adicionar sites
O LinkedIn tem um pequeno logo vinculado ao seu perfil. Você pode
usá-lo em sua assinatura de e-mail, site, sites de redes sociais ou
outros perfis online. Isso cria backlinks para sua página de perfil, o
que melhora a sua visualização e ranking.
É necessário pegar o código e para fazer isso, clique em Perfil e
depois em Editar Perfil. Agora clique em Editar no mesmo lugar que você
fez para ver a URL personalizada. Na coluna do lado direito de
navegação, próximo ao fundo, você verá “Badges”, logo abaixo, clicar no
link, Criar um distintivo perfil.
12. Incluir dados relevantes em “Experiência”
Recrutadores e empregadores que observam o seu perfil estão
interessados, na maior parte das vezes, na sua experiência de trabalho.
Por isso, é importante que você atualize essa seção constantemente.
Adicionar algumas informações à sua experiência, incluindo mais do que
apenas um cargo e datas. Adicionar um parágrafo ou dois para cada uma de
suas posições, com as responsabilidades e destacar suas realizações.
Especialmente importante aqui são as responsabilidades anteriores, que
são relevantes para o trabalho que você está procurando. Coloque-as em
destaque ou no topo do parágrafo.
13. Remover informações desnecessárias do histórico de trabalho
Profissionais de tecnologia em geral tiveram vários empregos, mas
eles podem não ser relevantes para todos os seus objetivos de carreira
atuais. Coloque por último posições antigas que não podem contribuir
para o papel que você está procurando. Não as remova completamente ,
pois poderia criar uma lacuna em seu histórico de trabalho. Simplesmente
limite a colocar o nome da empresa e o cargo.
14. Mostre Educação e Prêmios
A parte da educação do seu perfil é na coluna da esquerda abaixo das
Habilidades e Especializações. Esse é o lugar em que você vai adicionar
todos os seus cursos e seminários, esboço das honrarias e prêmios. A
seção Prêmios está localizada na coluna da esquerda também, descendo a
página sob Educação. Dentro de Informações Adicionais, você verá uma
pequena área Títulos e Prêmios. Clique no link Adicionar + bem próximo a
ela e adicionar suas títulos e prêmios. Quando terminar, clique em
Salvar alterações.
15. Compartilhe o seu trabalho
Encontre uma maneira de divulgar o seu trabalho nos seus grupos.
Profissionais podem querer adicionar links para seus artigos,
desenvolvedores ou gerentes de TI podem querer mostrar as diferentes
formas de trará um problema ou compartilhar links para diferentes
ferramentas, informações sobre tecnologias relevantes.
Com o uso de aplicativos do LinkedIn, você pode compartilhar
apresentações do PowerPoint, armazenar uma cópia de seu currículo que
está disponível para download e muito mais. Eles podem ser localizados
na página Applications LinkedIn.
Um perfil forte pode ser um diferencial importante para a conquista
de uma oportunidade. O LinkedIn é um dos únicos sites de redes sociais
que podem proporcionar ROI para a carreira, principalmente porque atrai
profissionais, por isso não há razão para não passar algum tempo lá
para criar um novo perfil ou aprimorar o antigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário