terça-feira, 6 de março de 2012

iPad 3

O iPad 3 chega em 7 de março. É o que indica o convite da Apple, com os dizeres "temos uma coisa para você ver. E tocar". Até aí, tudo bem: um anúncio da Apple sempre agita a imprensa e usuários ao longo de todo o mundo. Mas mesmo o "pedaço de algum aparelho" que o convite mostra guarda indícios que podem ou não corresponder à verdade. Aqui, você confere algumas teorias, elaboradas pelo site americano Mashable:

  • ReproduçãoTchau, botão Home!
Não é segredo nenhum que Steve Jobs não gostava de botões - e mesmo os poucos que existem no iPhone e iPad atuais não o agradavam. Uma das fotos do convite indica que, para o iPad 3, a Apple quer livrar-se do "Home Button". Mas há quem não concorde com isso, dizendo que a imagem está apenas em modo "landscape" (com o dispositivo virado de lado), o que nos leva à teoria nº 2.

  • ReproduçãoImagem de fundo está diferente, não?
Vê as gotas no plano de fundo do aparelho? Se o iPad estivesse em modo landscape, elas não estariam ali, pois aquela porção da imagem não é visível com o aparelho "deitado". E não, o iPad também não está de cabeça para baixo, ou a câmera seria visível na imagem. Mas, e se a Apple mudou a câmera de lugar? Hmmm...talvez, também, essa seja só uma nova imagem de fundo, certo?

  • Super retina = super imagem
Olhando o convite com atenção, é possível perceber como a imagem parece bem mais nítida do que de costume. Isso pode ser um indício de que o iPad 3 pode de fato fazer uso de uma versão melhorada do retina display.


  • O que já tinha, melhor ainda
Calendário, Mapas e Keynote Apps - nenhum deles estava posicionado no dock (a área inferior dos ícones, onde comumente ficam e-mail, iPod etc.). Há quem diga que, por causa disso, a Apple possa revelar exibição de mapas em 3D, ou ainda que o calendário terá alguma opção nova de customização. Mas a teoria mais racional de todas é a de que o Keynote Apps venha instalado no iPad 3 por padrão. Será?

  • Nada de lupa
O iPad tem um recurso de "lupa" (Magnifying Glass), que permite que o usuário saiba qual aplicativo está ligado ao olhar para a tela principal. Mas a tela do "seja-lá-qual-for-esse-aparelho" não a tem. Até o iPad 2, marcadores da página principal e a lupa estavam sempre ligados e não era possível desativá-los. Será que teremos um novo sistema de navegação para o próximo iPad? Ou será que estamos olhando para outro dispositivo, que não o tablet da Apple?

  • "See"
Há quem acredite que a palavra "see" ("ver") possa ser uma referência ao retina display já citado aqui. Entretanto, é bem possível que "ver" seja também uma menção a um dispositivo que vem sendo objeto de muito rumor: o tal televisor iTV. Ou é isso, ou então o dispositivo pode funcionar como um controle remoto, não?

  • "Touch"
Outra palavra que está trazendo boatos diversos, o "touch" ("toque") do anúncio pode simplesmente significar algum tipo de atualização relacionada ao iPod. Mas teorias mais elaboradas indicam que é ele quem justifica a ausência do botão Home: o "iPad 3" teria todos os seus botões físicos substituídos pelo que se conhece vulgarmente como "botões invisíveis", que reagem à pressão do dedo, ou passar o dedo perto para ligar e desligar.

  • Loucuras diversas
Claro que, no terreno da especulação, algumas sandices sempre vêm à tona: o iPad 3 tem o fundo preto (pode ser, mas também pode ter adquirido essa coloração por causa da iluminação da imagem). Também não se enxerga o conector USB (30-pin connector dock, se bem que, ali, pode ser o ângulo com que o dispositivo é visto, ou, de novo, a luz). Mas a mais interessante é a de que o novo iPad será à prova d'água (é, dizem que aquelas gotas são de verdade).

Nenhum comentário: