Uma ferramenta online é capaz de mostrar de onde são os usuários que buscaram seu nome no Google recentemente. Chamado de BrandYourself,
o serviço é gratuito e tem como principal objetivo auxiliar na análise
dos perfis que buscam por uma determinada pessoa na Internet.
Com esses dados em mãos, o usuário pode utilizar técnicas de SEO para
melhorar a sua visibilidade no buscador, atendendo assim a necessidades
específicas, como um foco de resultados com melhor posição para um
determinado assunto, um certo público ou para buscas em uma determinada
região.
A startup responsável pelo BrandYourself construiu um banco de
dados de endereços de IP públicos, que é o que torna o recurso
possível. Eles usam esses IPs para combinar os dados dos IPs de
destinatários e visitantes em seu perfil com as empresas que possuem
endereços específicos na rede. Os visitantes da página chegam até ela,
de forma mais frequente, por meio do Google. No entanto, o recurso pode
funcionar sem problemas com outros motores de busca.
O sistema ainda está em desenvolvimento, e possui lacunas na sua
estrutura. Por exemplo, é fácil rastrear os IPs de grandes empresas, mas
muitas pequenas empresas ainda não são listadas no serviço. No
entendimento da BrandYourself, para minimizar esse
problema, é fundamental que os usuários se envolvam, estimulando o envio
dos IPs das pequenas corporações para o sistema. “A ideia é mostrar
para o usuário que as pessoas estão te procurando, incentivando assim a
atualização constante do seu perfil. Dessa forma, ele sempre vai estar
atento se os resultados de busca vão mostrar as melhores referências
ligadas ao seu nome”, diz Patrick Ambron, cofundador do BrandYourself.
No painel do usuário é possível otimizar até três referências do seu
nome, podendo aumentar a posição nos resultados de busca. Parte desse
processo de promoção inclui a criação de uma página de perfil, na qual
ele pode vincular a essa página todos os demais perfis online do
usuário, indo de sites pessoais e redes sociais, até à sua página no LinkedIn.
Segundo Ambron, desde o lançamento do site em março, mais de 25 mil
usuários se inscreveram no BrandYourself. Aproximadamente 80% deles
criaram perfis ativos, cerca de mil decidiram assinar o perfil Premium
do serviço, que custa US$ 10 por mês - aproximadamente R$19 -, e que
permite um número ilimitado de referências a serem promovidas nos
resultados de busca. O conceito é semelhante ao que o LinkedIn faz, que
mostra exatamente quem visitou o seu perfil profissional, com a
diferença que, além da promoção das referências, qualquer pessoa
conectada poderá visualizar seus dados.
Fonte:
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/05/site-mostra-quem-googlou-seu-nome.html
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