terça-feira, 12 de junho de 2012

Botão 'não curtir' é usado para ataque hacker no Facebook

Mais um golpe de hackers está circulando pelo Facebook. Dessa vez, é oferecido aos usuários a oportunidade de instalar o botão “não curti” – tão sonhado pelos adeptos da rede social. No entanto, o aplicativo – chamado Enable the Dislike Button (permita o botão “não curti”, em tradução livre) - é falso e, ao ser instalado, permite o fácil acesso de hackers aos perfis e computadores das vítimas. O golpe já atingiu mais de 8 mil usuários.

Conhecido como scam, o ataque hacker aparece como um link na seção “Notificações”, por meio do qual o usuário é convidado a instalar o falso aplicativo: “O Facebook agora tem o botão ‘não curti’. Clique no menu ativar e instale-o!”. Ao ativar o aplicativo, uma mensagem é publicada no mural do usuário sugerindo a outros amigos o download do botão “não curti”: "Acabo de baixar o botão de não curtir, então agora posso 'descurtir' todas as suas mensagens”. Além disso, o perfil da vítima se torna vulnerável ao ataque de invasores, disparando inúmeros spams.

Essa não é a primeira vez que o Facebook sobre golpes com relação ao botão “não curti”. Em 2009 e 2010, o falso recurso circulou pela rede, invadindo perfis de usuários. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO e fundador da rede social, não há pretensões para a criação da funcionalidade no Facebook.

Como deletar o aplicativo ‘não curti’

Se você instalou o aplicativo, vá até suas Configurações de Privacidade. Em seguida, clique em Aplicativos. Selecione Editar Configurações em Aplicativos. Após localizar o Enable the Dislike Button, clique em Remover, e pronto. Vale lembrar que é bom usar um antivírus, já que ainda não se sabe ao certo os danos que a instalação do aplicativo pode causar ao computador.

Nenhum comentário: