quarta-feira, 6 de junho de 2012

Primeira carga da bateria de eletrônicos pode ser mito

Um estudo publicado em 2010 pela Battery University (em inglês) demonstra que as baterias de íons de lítio, as mais comuns atualmente, simplesmente param de carregar quando estão cheias. Isso é: para esse tipo de bateria, que está presente em praticamente todos os celulares, notebooks e demais equipamentos eletrônicos modernos, não faz diferença estar ou não conectada à rede elétrica quando a carga for 100%.
Esse estudo confronta uma situação conhecida dos compradores de equipamentos eletrônicos: a orientação dos vendedores para que a carga inicial da bateria seja mais longa do que as demais. Além disso, vai de encontro à idéia dos usuários de laptops que retiram a bateria do equipamento quando estão conectados à tomada.

Ainda de acordo com o estudo de 2010, o tempo de vida médio dos componentes é de três a cinco anos e o que mais desgasta as baterias é a exposição ao calor, sendo o pior cenário possível manter uma bateria 100% carregada sob altas temperaturas.

Fala consumidor

“Que eu saiba a primeira carga é de 12 horas, mas da última vez que eu comprei um notebook ninguém falou nada. O vendedor do primeiro computador não explicou o motivo, só disse que eu tinha que dar a carga inicial de 12 horas”, diz Daniel Gomes, 25, analista administrativo.

A estudante Lorena Farias, 23, também recebeu uma orientação específica, seguida até hoje nos seus equipamentos: “sempre deixei oito horas carregando. Pior é que alguns vendedores me fizeram essa recomendação”.

Recomendação semelhante também foi dada ao estudante Victor Carvalho, 22. “Tanto na compra do celular quanto do notebook o vendedor me orientou a dar uma carga inicial de oito horas”, afirma.

Nos três casos, a orientação do vendedor foi equivocada.

Fonte:
http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/tecnologia/2012/06/05/noticiastecnologia,2853093/primeira-carga-da-bateria-de-eletronicos-pode-ser-mito.shtml

Nenhum comentário: